Xi Jinping é o 1.º Presidente da China a visitar o Tibete em 31 anos

O Presidente da China, Xi Jinping chegou na quarta-feira, 21, à cidade de Nyingchi, no sudeste da região do Tibete, informou esta sexta-feira, 23, a agência de notícias estatal Xinhua, avançando que o Presidente chinês estava há dois dias em visita oficial ao Tibete.

A viagem, a primeira em 31 anos realizada por um Presidente chinês, coincide com o 70.º aniversário da invasão da região semi-autónoma pelas tropas comunistas, data que é considerada pelo governo chinês como uma ‘libertação pacífica’.

Devido à delicada situação política do Tibete, apenas um presidente foi à região desde a criação da República Popular da China, em 1949: Jiang Zemin, em Julho de 1990. A visita ocorre em meio à ampliação do controlo chinês sobre a cultura budista, tradicional na região do Himalaia, e a pesados investimentos em infra-estrutura para levar desenvolvimento económico à região.

“É primordial fortalecer as interacções e os intercâmbios entre os diferentes grupos étnicos”, disse o presidente chinês, que convocou a população a “defender o território nacional”.

Xi Jinping já havia estado no Tibete em julho de 2011, no 60.º aniversário da incursão comunista, mas como vice-presidente. A visita deste ano não foi anunciada publicamente e não está claro se Xi Jinping regressou a Pequim esta sexta-feira.

Segundo imagens divulgadas pela televisão nacional, Xi Jinping desceu do avião presidencial cumprimentando uma multidão vestida com trajes tradicionais que agitava bandeiras chinesas.

O Presidente teve “uma calorosa recepção por parte de funcionários locais de alto escalão e das massas populares de todos os grupos étnicos”, afirmou a emissora de televisão estatal CCTV.

Avatar

Isto é Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *