Isto É Notícia

União Europeia reforça intercâmbio de informação sobre ingerência estrangeira

Partilhar conteúdo

A presidência belga da União Europeia (UE) anunciou hoje que decidiu accionar o mecanismo IPCR (Resposta Integrada a Crises Políticas) do Conselho para partilha de informações sobre ingerência estrangeira nas eleições europeias de junho próximo.

“Na sua reunião de 17 e 18 de abril, no contexto das próximas eleições europeias, o Conselho Europeu sublinhou a determinação da União e dos seus Estados-membros em acompanhar de perto e conter quaisquer riscos decorrentes da desinformação, nomeadamente através da Inteligência Artificial, bem como da manipulação de informações estrangeiras e da ingerência nos processos eleitorais”, indicou a presidência belga da UE num comunicado.

Por essa razão, “convidou as instituições da UE e as autoridades nacionais a cooperarem nessas matérias”.

“A activação do mecanismo IPCR servirá de base a esta cooperação, facilitando o intercâmbio de informações entre os Estados-membros e as instituições da UE”, precisou o Conselho da UE.

O mecanismo IPCR “funcionará como uma plataforma que reunirá toda a informação relevante e todas as ações em curso, com vista a apoiar a preparação e uma resposta rápida e coordenada ao nível da UE”, explicou a principal instância de decisão do bloco comunitário europeu, que representa os Governos dos 27 Estados-membros.

As eleições dos deputados ao Parlamento Europeu decorrerão entre 6 e 9 de Junho, sendo o último dia aquele em que os portugueses irão às urnas para escolher os seus 21 representantes.

LUSA

Artigos Relacionados