JLo garante que Angola quer estar entre os maiores produtores de café no mundo
O Presidente da República, João Lourenço, garantiu esta terça-feira, 3, em Accra, Gana, que Angola quer voltar a ocupar o seu lugar de topo na produção de café a nível mundial.
As declarações de João Lourenço foram feitas no final das conversações oficiais entre Angola e Gana, assegurando que o país pretende voltar aos níveis de produção semelhantes aos de 1973, quando Angola fez do império português o terceiro maior produtor do mundo.
O Presidente João Lourenço aproveitou a sua presença em Accra para manifestar o interesse de Angola em aproveitar a experiência do Gana, enquanto um dos maiores produtores de cacau do mundo.
“O Gana é um grande produtor de cacau e de café”, reconheceu o presidente angolano, recordando que “Angola já foi um grande produtor de café”, mas que “a guerra, que foi bastante prolongada, fez atrasar o campo”.
Segundo ainda o chefe de Estado angolano, a guerra que devastou o país fez com que não se conseguisse “manter o nível que tínhamos no passado de grande produtor de café. Coisa que estamos a tentar fazer agora: ser um dos produtores de topo de referência mundial, em termos de produção de café”.
Em relação ao cacau, o Presidente João Lourenço referiu que o país tem desenvolvido a produção na província de Cabinda, sendo que, para uma exploração mais eficiente, conta com o apoio dos técnicos do ‘país de Kwame Nkrumah’.
“Hoje temos um boa experiência-piloto de produção de cacau em Cabinda. Gostaríamos que os nossos técnicos trocassem experiência com os técnicos ganenses, que, nessa matéria, já deram provas de serem muito eficientes”, salientou.