SIC procede à queima de mais de 250 quilos de cocaína apreendida em 2022
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) queimou, nesta quinta-feira, 24, no município de Viana, mais de 250 quilos de droga do tipo cocaína e outras quantidades de cannabis, vulgo liamba, apreendidos na sequência de várias operações realizadas ao longo deste ano.
O acto decorreu na Empresa de Tratamento de Resíduos Industriais ‘Ricolix’, localizada nos Mulenvos de Cima, em Viana, e contou com a presença do director-geral adjunto do SIC, comissário Miguel Arcanjo Sumbo, e de um magistrado do Ministério Público (MP).
As drogas queimadas chegaram ao país por intermédio de vários cidadãos provenientes de diferentes países, alguns deles cidadãos nacionais que foram usados como mula, para facilitarem a entrada da droga através do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, do Porto de Luanda e demais pontos de fronteiras de Angola.
As drogas foram trazidas a Angola disfarçadas em embalagens de detergentes, caixas de congelados, cápsulas e em cintas elásticas de mulheres ou mesmo no interior de malas de viagens.
Segundo o porta-voz do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Direcção Geral do SIC, Manuel Halaiwa, este acto enquadra-se no âmbito da prevenção e combate ao narcotráfico no país.
Na sequência da actuação do SIC, foram detidas 1349 pessoas, das quais 149 do sexo feminino. “E porque o crime não compensa, todos aqueles que insistirem nesta prática vão receber a mão pesada das autoridades”, alertou Manuel Halaiwa.