Isto É Notícia

SIC desmantela rede criminosa de vietnamitas que se dedicavam à mineração de criptomoedas

Partilhar conteúdo

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, na quarta-feira, 8, uma rede criminosa composta por três cidadãos de nacionalidade vietnamitas, que se dedicavam à mineração de criptomoedas, vulgo bitcoin (moedas digitais, em português).

A detenção ocorreu, no município de Cacuaco, no bairro da Cerâmica II, onde os acusados, para consumação das acções criminosas, arrendaram uma fazenda agropecuária, para ocultar e realizar a mineração de criptomoedas.

Para o efeito, os três adquiriram dois postes de transformação de energia eléctrica, ligados a uma rede pública de distribuição aos consumidores daquela localidade e com meios próprios procediam ao manuseio destes materiais, interligados em dois pavilhões.

O porta-voz do SIC, superintendente-chefe de investigação criminal, Manuel Halaiwa, explicou à imprensa que os implicados actuavam com suporte de processadores de alta potência e computadores com programas instalados, onde realizavam e controlavam a actividade de mineração das criptomoedas ou bitcoin”.

Durante a operação foram apreendidos um total de 1.192 mineradores, dois postes de transformação de energia eléctrica, diversos cabos eléctricos de média tensão e dois computadores de mesa, entre outros meios informáticos e material eléctrico.

A operação, que aconteceu no âmbito do combate às actividades de mineração de criptomoedas, contou com a participação das direcções nacionais de Combate aos Crimes Financeiros e Fiscais, de Combate ao Crime Organizado, do Combate aos Crimes Informáticos do SIC, em coordenação operativa com a Polícia Nacional e a ENDE.

Os acusados foram ainda detidos por crimes de furto de energia eléctrica, exercício ilegal para a actividade económica, associação criminosa e fortes indícios de branqueamento de capitais.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados