Isto É Notícia

SIC apreende 16 imóveis e centenas de milhões de kwanzas da empresa Xtagiarious Finance em Viana

Partilhar conteúdo

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) procedeu, na sexta-feira, 5, ao confisco de 16 imóveis e centenas de milhões de kwanzas, na centralidade do Zango 8000, no município de Viana, em Luanda, pertencentes ao empresário Edson Caetano de Oliveira, proprietário da empresa Xtagiarious Finance.

No final do mês passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu um mandado de busca e apreensão, resultante de queixas de 150 cidadãos que teriam sido alvos de burla pela empresa Xtagiarious Finance.

O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC Geral, Manuel Halaiwa, avançou à imprensa que recaem sobre o suspeito acusações da prática dos crimes de usura e associação criminosa, consubstanciados no recebimento de centenas de milhões de kwanzas de diferentes pessoas com promessas de reembolso no período de seis meses, com juros de 15% sobre o valor aplicado, o que nunca se realizou.

Durante a investigação, o SIC, através da sua equipa da Direcção Central de Combate aos Crimes Financeiros e Fiscais, entre os dias 27 e 29 de Julho do ano em curso, procedeu à apreensão de nove imóveis, localizados no município de Viana, concretamente no distrito urbano do Zango, em Luanda, e sete imóveis, situados no Zango 8000.

As primeiras reclamações dos clientes da Xtagirious foram feitas em 2021, sendo a apreensão realizada resultado de 18 processos-crime em curso, onde são queixosos vários cidadãos contra Edson Caetano de Oliveira.

Em comunicado, o Banco Nacional de Angola (BNA) fez saber em 2021 que a Xtagiarious não estava habilitada a exercer qualquer actividade financeira sujeita à sua supervisão, sobretudo na captação de depósitos e aplicações monetárias, actividades reservadas a instituições financeiras bancárias.

“Diante da gravidade dos factos e de inúmeras denúncias apresentadas, e feitas formalmente queixas, foi o cidadão Edson Caetano de Oliveira, constituído arguido, por fortes indícios na prática dos crimes de usura e associação criminosa, pelo que diligências prosseguem para a sua localização e detenção, no quadro da responsabilidade criminal pelos factos que lhe são imputados”, refere um comunicado de imprensa emitido pelo SIC.

Importa salientar que a empresa Xtagiarious foi fundada em 2013 pelo empresário Edson de Oliveira, que se apresentou em Abril de 2021 à Forbes Angola como uma start-up avaliada em mais de quatro mil milhões de kwanzas, empregando directamente, na altura, 218 jovens e outros 30 de forma indirecta.

ISTO É NOTICIA

Artigos Relacionados