ProCultura lança concurso de apoio à mobilidade internacional de artistas dos PALOP e Timor-Leste
O ProCultura PALOP-TL, um projecto da União Europeia (EU), lançou um concurso de apoio à mobilidade internacional de artistas dos PALOP e Timor-Leste na modalidade das artes cénicas, tendo como objectivo incentivar o reconhecimento internacional dos artistas de diversas áreas. As inscrições estão abertas até ao dia 30 de Setembro deste ano.
“É objectivo deste concurso possibilitar a artistas dos PALOP e Timor-Leste a frequência de residências artísticas fora dos seus países e, desta forma, apoiar o desenvolvimento do seu trabalho em diálogo com outros contextos de criação contemporânea e incentivar a sua circulação internacional”, esclarece a organização em nota de imprensa.
De acordo com o regulamento do ProCultura, o concurso contempla as áreas de teatro, dança, artes circenses, ópera, canto, artes plásticas e visuais, bem como o apoio a projectos para a realização de residências artísticas em 2022 e 2023.
São elegíveis candidaturas de cidadãos nacionais e residentes nos PALOP (Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe) ou de Timor-Leste, para residências artísticas nas áreas da música (criação ou interpretação de música vocal, instrumental ou electrónica) e/ou artes cénicas (criação ou apresentação em teatro, dança, artes circenses, ópera e performance).
O ProCultura, que promove o emprego e actividades geradoras de rendimento no sector cultural dos PALOP e Timor-Leste, é uma acção do programa PALOP-TL e UE, financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões, Instituto Português e co-financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.