Peça baseada na obra ‘A Última Masoxi’ reflecte sobre o abuso sexual e agressão contra menores

A obra literária ‘A Última Masoxi’, do escritor angolano Beni Dya Mbaxi, prémio ‘African Honoree Authors Awards’, ganha vida em palco, numa peça de teatro com os alunos da escola de artes da Fundação Arte e Cultura. A encenação acontece nesta quarta-feira,30, pelas 18h00, no Auditório Wyza Anfiteatro.

Do livro ao palco, o espectáculo, montado por ocasião do Dia Mundial do Teatro, versa sobre o combate ao abuso sexual e à violência contra as crianças e adolescentes, abordando, tal como no livro, a estória de uma menina angolana de apenas 11 anos de idade, conhecida como Masoxi, que sofre abusos sexuais por parte do seu padrasto e algumas vezes é agredida por se recusar à submissão.

O enredo, que traz à reflexão as peripécias vivenciadas por Masoxi, em consequência do abandono a que ficou votada por parte da mãe que era tóxico dependente, tem a finalidade de meditar, alertar, mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade sobre a questão da violência sexual contra menores e a importância de se confrontar, conversar e discutir esse problema.

Beni Dya Mbaxi, actor do livro, vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade no mundo da literatura, arrebatando prémios internacionais e consequentemente elevando o nome de Angola em outros palcos.

Beni Dya Mbaxi é autor de cinco livros, entre os quais, uma edição publicada em Londres, Inglaterra. Possui o internacional prémio ‘African Honoree Authors Awards’ com a obra ‘A última Masoxi’ Prémio global dos autores africanos 2021 e o prémio ‘Escritor Revelação 2021’ em Angola.

Irinea Lukombo

Irinea Lukombo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.