Tani Adewumi, o refugiado nigeriano de dez anos que se tornou mestre nacional de xadrez nos EUA
Tem dez anos de idade e chama-se Tani Adewumi, é refugiado e é o mais novo mestre nacional de xadrez dos Estados Unidos, tornando-se a 28.ª pessoa mais jovem do país a alcançar o título.
Tani Adewumi já vinha dando nas vistas há algum tempo, fruto do feito alcançado após ter aprendido, aos sete anos, a jogar xadrez. Um ano depois já era campeão estadual de Nova Iorque, na categoria que envolve crianças que frequentam o jardim de infância até ao terceiro ano do ensino primário.
“Fiquei muito feliz por ter vencido e conquistado o título”, disse o menino, em declarações à emissora norte-americana NPR, acrescentando que o seu próximo objectivo é tornar-se no mestre de xadrez mais novo do mundo.
Tanitoluwa Adewumi nasceu na Nigéria e chegou à Nova Iorque como refugiado. Em 2019, quando ganhou o primeiro título, o menino estava a viver com a família num centro de acolhimento para sem-abrigo.
Após a vitória, o seu treinador, Russell Makofsky, criou uma campanha de financiamento colectivo na plataforma ‘GoFundMe’ para ajudar a criança e os seus pais. Em dois dias a campanha arrecadou 104 mil dólares (cerca de 117 mil euros).