Isto é Notícia

País arrecadou 72,7 mil milhões kz em receitas fiscais com a venda de diamantes

Partilhar conteúdo

Angola arrecadou, em 2021, com as receitas fiscais dos diamantes cerca de 72,7 mil milhões kwanzas, um aumento de 25,5 mil milhões kwanzas em relação aos 47,2 mil milhões kwanzas de 2020, fruto das contribuições das empresas diamantíferas que operam no país, apurou o !STO É NOTÍCIA através de documentos oficiais.

Dados disponibilizados no site da Administração Geral Tributária indicam que, no ano passado, a receita fiscal cresceu 25,5 mil milhões kwanzas, saindo dos 47,2 mil milhões de 2020 para 72,7 mil milhões em 2021.

De acordo com o mapa mensal de receitas, publicado pelo Ministério das Finanças (MINFIN), os meses de Janeiro e Julho foram os que mais registaram maior valor arrecado, com 10.1 mil milhões e 10.5 mil milhões, respectivamente, ao passo que os meses de Fevereiro e Março foram os que registaram os níveis mais baixos de valor arrecadado, com 1.1 mil milhão e 3.6 mil milhões.

A entrada em vigor da nova política de comercialização, segundo o presidente do Conselho de Administração da Endiama, Ganga Júnior, “permitiu maior regulamentação do sector e mais transparência, apesar de persistirem ainda algumas zonas cinzentas”.

Texto Martinho Chivica*

Isto É Notícia

Related post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *