Morreu João Macedo, um dos maiores empresários agro-industriais de Angola

O empresário português João Macedo, presidente do Conselho de Administração da Novagrolider, uma das maiores empresas produtoras agrícolas de Angola, morreu esta terça-feira, 3, em Lisboa, Portugal, vítima de acidente de viação.

A informação foi avançada através de um comunicado, divulgado pelo Conselho Económico e Social (CES) o qual João Macedo integrava.

“Neste momento de dor e luto, a coordenação do Conselho Económico e Social (CES), o colectivo dos seus membros conselheiros e o secretariado executivo, curvam-se perante a memória deste insigne filho da pátria, destacado conselheiro do Conselho Económico e Social, tão grande impulsionador do desenvolvimento agropecuário no nosso país e lutador da classe empresarial angolana”, lê-se na nota.

João Macedo, oriundo de Alcobaça, instalou-se em Angola acompanhado do irmão, José Macedo, tendo criado desde então um grupo que actua sobretudo no sector agrícola, possuindo duas unidades de produção, a Fazenda Bumba Longa (Kwanza-Sul) e a Fazenda do Caxito (Bengo).

O empresário, era tido como impulsionador da produção de banana na província do Bengo, onde viu reconhecido o seu trabalho na liderança da Novagrolider durante a visita do Presidente República, João Lourenço, no passado mês de Julho.

A fazenda da Novagrolider no Bengo é responsável pela produção de cerca de 75 mil toneladas de banana por ano, e emprega 1.100 trabalhadores angolanos, exportando para Portugal, Marrocos e África do Sul.

A GrupoLider conta ainda com dois pólos industriais para transformação dos produtos agrícolas, um em Catete e outro no Caxito, tendo também investimentos na agropecuária e piscicultura.

Avatar

Isto é Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *