Kuando Kubango FC anuncia desistência do Girabola por incapacidade financeira
Após tentativa de se manter na presente edição do campeonato nacional de futebol da I Divisão (Girabola 2022/23), tendo-se aguentado a primeira ronda da competição, a direcção do Kuando Kubango FC decidiu colocar fim à participação do clube na competição, pelas mesmas razões anunciadas no início da época: “falta de condições financeiras”.
O anúncio da desistência foi formalizado através de uma nota de imprensa tornada pública nesta terça-feira, 31, confirmando assim aquilo que já não constituía novidade para ninguém, em face das dificuldades e condicionamentos a que a equipa estava sujeita para se manter na competição.
Com esta decisão, a província de Kuando Kubango fica sem representante na principal competição de clubes do país, e, consequentemente, a Federação Angolana de Futebol (FAF) terá que reajustar o calendário dos jogos, já que, o Girabola fica ‘desfalcado’ com menos uma equipa.
Foi a segunda vez que a equipa anunciou desistência da actual edição do Girabola2022/23. Em Outubro do ano passado, o clube já havia manifestado o desejo de desistir da competição.
Na altura, o presidente da comissão de gestão do clube de Menongue, Carlos Jonas ‘Samanhonga’, admitiu à imprensa que não havia condições para a equipa se manter no campeonato, apontando a desistência como única saída.
“Não há condições para continuarmos no Girabola. Não temos qualquer apoio, quer do governo da província, como do empresariado local. Todas as esperanças esgotaram-se”, atirou o dirigente, em entrevista ao Jornal de Angola.
Na presente edição do Girabola, o Kuando Kubango FC terminou a primeira ronda na décima posição, com 17 pontos, fruto de quatro vitórias, cinco empates e seis derrotas, em 15 jogos disputados, tendo marcado 11 golos e sofrido 15.