Empresa eritreia Anseba ultrapassa Carrefour/Alimenta Angola e fica com a gestão Kero

A rede de hiper e supermercados Kero passará, doravante, a ser gerido pelo grupo empresarial eritreu Anseba, que venceu o concurso público de gestão e exploração das referidas lojas, batendo na corrida a fusão Carrefour/Alimenta Angola.

A notícia foi avançada esta sexta-feira, 19, pelo jornal Expansão, que cita a decisão da Comissão de Negociação do concurso público a favor da Anseba, deixando para atrás os franceses do Carrefour — que nesta corrida se juntaram aos brasileiros do Alimenta Angola, com o intuito de aumentarem a capacidade técnica e financeira—, os sul-africanos da Shoprite e até os antigos donos do Kero, o Grupo Zahara.

Os dois concorrentes à gestão das lojas Kero, o grupo Anseba e a parceria Carrefour/Alimenta Angola foram oficialmente informados nesta sexta-feira que o vencedor do concurso foi o grupo eritreu Anseba, num processo que foi coordenado pelo Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE).

Embora já se tenha avançado o vencedor do concurso, a cessão do direito de exploração e gestão da rede de Hiper e Supermercados, que inclui 11 lojas de grande superfície, só será oficializada dentro de cinco dias úteis, período estabelecido por lei para que o vencido, neste caso a parceria Carrefour/Alimenta Angola, possa contestar a decisão.

O concurso para a exploração e gestão da rede Kero, por um período inicial de dez anos sem direito à compra, teve início a 21 de Julho deste ano, e exigia dos concorrentes três tipos de propostas, nomeadamente financeira, técnica e corporativa.

O grupo Anseba, que está no mercado nacional há mais de dez anos, e entre as 15 empresas mais relevantes num sector que conta com mais de 27 mil empresas licenciadas, dedica-se ao comércio de bens industriais, comércio geral e indústria transformadora a grosso e a retalho, produzindo actualmente 26 tipos de produtos diversos, entre detergentes, fraldas e sumos.

A empresa conta com mais de cinco mil trabalhadores angolanos e pretende expandir a sua área de negócios em todo o território nacional.

*Com o Expansão

Avatar

Isto é Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *