Toghu, o imponente traje camaronês que inspirou a bola do CAN 2022
A Confederação Africana de Futebol (CAF) tornou pública, no início desta semana, através de um vídeo e de uma postagem nas suas plataformas de internet, aquela que será a bola oficial do Campeonato Africano das Nações (CAN), a ser disputado nos Camarões, entre 9 de Janeiro e 6 de Fevereiro de 2022.
Fabricada pela lendária marca inglesa Umbro, a bola chama-se Toghu, nome inspirado nos trajes tradicionais multicolores e populares dos povos da região noroeste dos Camarões, um país com forte tradição no que ao futebol diz respeito.
De acordo com a CAF, Toghu assenta em cinco palavras: tradição, ornado, glória, herança, unidade.
O CAN será disputado por 24 países das cinco sub-regiões de África e decorrerá nas cidades de Limbe, Buea, Douala, Bafoussa, Yaoundé e Garoua. Serão dispiutados um total de 52 jogos.
Toghu, um dos trajes mais imponentes e celebrados nos Camarões, ganhou reconhecimento no cenário internacional nos desfiles dos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde a representação camaronesa foi bastante aplaudida pelo seu irreverente e multicolor traje.
A roupa hoje é um símbolo de respeito, beleza e honra e é usada por camaroneses de todas as esferas da vida, pessoas de todas as dez regiões e zonas culturais do país, turistas e outros.
A bola do jogo, de acordo com a CAF, foi projectada para atender aos mais altos padrões do jogo e possui recursos tecnológicos simples, incluindo uma configuração de painel inteligente. A bola foi aprovada pela FIFA, órgão que rege o futebol mundial.
*Texto de Manuel Lutomatala, em Lyon (França)