Proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado para 2023 prevê receitas e despesas na ordem dos 20,1 biliões kz
O Conselho de Ministros apreciou, nesta quinta-feira, 8, a Proposta de Lei do Orçamento Geral de Estado (OGE) para o exercício económico de 2023, com receitas e despesas estimadas em 20,1 biliões de kwanzas e um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) real na ordem de 3,3%.
Na reunião, orientada pelo Presidente João Lourenço, os ministros e conselheiros do titular do poder executivo debruçaram-se sobre a proposta que estima um preço de referência de 75 dólares por cada barril de petróleo, assim como uma produção petrolífera média de 1,18 milhões de barris.
A proposta perspectiva, igualmente, uma taxa de inflação de 11,1% e um crescimento do PIB real de 3,3%, seis pontos percentuais acima do valor (2,7%) prognosticado pelas organizações internacionais para a economia nacional até final de 2022.
O documento deve ser enviado à Assembleia Nacional até ao dia 15 do corrente mês, para a devida apreciação, discussão e aprovação.
O OGE em vigor foi aprovado com receitas e despesas orçadas em 18,7 biliões kz, com o preço médio do barril de petróleo estimado em 59 dólares.