Isto É Notícia

Preço da corrida de táxi vai custar não menos do que 200 kz já a partir dos próximos dias

Partilhar conteúdo

O preço da corrida de táxi vai passar a custar não menos do que 200 kwanzas já a partir dos próximos dias. A informação foi avançada pelo presidente da Associação Nova Aliança dos Taxistas (ANATA), Francisco Paciente, que assegurou terem chegado a acordo com o governo.

Francisco Paciente, que falava nesta segunda-feira, 6, à rádio MFM, disse que as associações de taxistas têm mantido reuniões com o executivo, tendo sido numa destas que se chegou a um acordo sobre o novo preço da corrida de táxi, que aguarda apenas pela publicação em Diário da República.

“Nunca poderíamos pagar o combustível mais caro e vender a corrida de táxi mais barata. Entretanto, depois do anúncio do decreto presidencial que retirava os cartões de subvenção ao combustível e posterior aumento do preço do gasóleo a 200 kwanzas, nós temos tido reuniões com o executivo, as discussões começaram há duas semanas e terminaram no dia 27 de Abril”, apontou.

“Nos encontros concluímos que o preço da corrida de táxi deixará de ser, nos próximos tempos, 150 kwanzas e terá uma tarifa não inferior a 200 kz. As organizações acabaram por assinar a acta a 30 de Abril, e, portanto, estamos à espera do pronunciamento oficial do governo para que comecemos a implementar aquilo que é a nossa pretensão de alterar a corrida”, anunciou.

Francisco Paciente recorda que, apesar do fim da subvenção ao combustível, os cartões serão válidos até ao dia 15 de Maio, mas, findo o prazo, não vão voltar a ser recarregados.

O governo deliberou o ajuste gradual dos produtos derivados de petróleo para níveis de mercado até 2025, iniciando o processo com a alteração do preço da gasolina em Junho de 2023, quando passou de 160 Kwanzas para os actuais 300 Kwanzas.

Para mitigar os desafios dos agricultores e pescadores artesanais, taxistas e moto-taxistas, que eram os beneficiários da referida isenção, o governo procedeu à emissão de cartões com um plafond diário de sete mil kwanzas para cobrir o diferencial.

Dez meses depois, o Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo veio a público informar que, por força de um decreto presidencial, se decidiu aumentar em 48% o preço do litro do gasóleo, isto é, dos anteriores 135 kwanzas para 200 kwanzas.

Entretanto, desde a sua implementado, os referidos cartões de subvenção — que serão já cancelados no próximo dia 15 de Maio — têm sido alvos de inúmeras críticas, devido ao processo de implementação.

No princípio deste ano, os líderes da Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA) e Associação dos Taxistas de Luanda (ATL) lamentaram o facto de muitos dos seus associados estarem a enfrentar enormes dificuldades por falta de carregamento dos cartões e sua distribuição, pelo que não descartavam a hipótese da subida dos preços das corridas, uma vez que nem todos tinham tido acesso aos referidos cartões.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados