INAMET lança alerta sobre previsão de temperaturas médias a rondar os cinco graus celsius no Centro e Sul do país no cacimbo
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) lançou, nesta quinta-feira, 16, um alerta sobre a previsão de registo de temperaturas abaixo do normal na estação seca, conhecida como cacimbo, com as regiões Centro e Sul do país a serem as mais afectadas.
Num comunicado, a que este portal teve acesso, o INAMET revela que, para o trimestre Junho-Julho-Agosto (JJA), se espera temperaturas mínimas com valores médios entre os 5ºC e os 8ºC (graus celsius), nas províncias do Bié, Huambo, Moxico, Huíla, Cunene e Kuando Kubango, entre Junho e Agosto.
Para as províncias do Namibe, Benguela, Kwanza-Sul, Kwanza-Norte, Uíge, norte de Malanje, Lunda-Norte, nordeste do Kwanza-Norte, no centro do Moxico e no leste da Lunda-Sul, o instituto refere que os valores mais baixos estarão entre os 9ºC e os 18ºC.
Já nas províncias de Luanda, Bengo, Zaire e Cabinda, as temperaturas mais baixas vão variar entre os 19ºC e os 22ºC.
“De modo geral, para o trimestre JJA de 2024, os valores mais baixos de temperaturas mínimas estão previstos nas regiões Centro e Sul do país, podendo chegar, em média, até 5ºC. Entretanto, nas regiões Norte e Litoral do país as temperaturas mínimas, em média, estarão entre 14ºC e 22ºC”, reforça o INAMET.
Cacimbo é o nome dado apenas em Angola à estação seca, que começa oficialmente a 15 de Maio. É chamada estação seca por oposição à estação das chuvas, que se regista de Setembro a Abril, mas é, na prática, bastante húmida, pois neste período ocorre com frequência uma névoa intensa.
O INAMET deixa igualmente o aviso para a possibilidade de maior incidência de doenças do foro respiratório, recomendando os cidadãos a protegerem-se e a terem cuidados, como beberem muita água durante o dia, utilizar roupas que cubram todo o corpo, fazer exercício físico, e darem primazia a uma alimentação com base em produtos do campo.