Isto É Notícia

Obras de reabilitação da EN140 vão contar com financiamento de 189 milhões de euros do Standard Chartered

Partilhar conteúdo

O projecto de reabilitação do troço Mussende/Andulo, na Estrada Nacional n.º 140 (EN140), entre a província do Kwanza-Sul e a do Bié, vai contar com um financiamento do Standard Chartered Bank da Inglaterra, num valor global em torno dos 189 milhões de euros, mediante um acordo a ser celebrado entre a instituição britânica e o Ministério das Finanças.

O Despacho Presidencial n.º 283/23, de 29 de Novembro, assinado pelo Presidente da República, autoriza a celebração de dois acordos de financiamento entre o Ministério das Finanças (MINFIN), em representação do governo, e a instituição financeira inglesa.

De acordo com o documento, o primeiro acordo, com um total de 179 milhões de euros, vai servir para o financiamento de 95% do valor do contrato comercial e 100% do prémio de seguro da Agência de Crédito à Exportação Alemã, Euler Hermes.

Já na segunda resolução, o chefe do governo angolano autoriza, igualmente junto do Standard Chartered Bank, um empréstimo de nove milhões de euros para garantir o financiamento do down payment (pagamento inicial) e 100% do valor total da taxa de mitigação de risco, no valor de 987 mil euros.

A celebração deste contrato é justificada pela necessidade de se melhorar o tráfego terrestre naquela infra-estrutura rodoviária e manter a continua expansão sócio-económica da região.

À ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, é atribuída a responsabilidade de efectuar a assinatura dos acordos, em representação do Estado angolano, e de toda a documentação relacionada com os mesmos.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados