Movart Gallery abre inscrições para a 2.ª edição do projecto ‘Nzinga Artistic Residency’
A Movart Gallery abreu, nesta quarta-feira, 16, até ao dia 30 deste mês, às inscrições para a 2.ª edição do projecto ‘Nzinga Artstic Residency’, cujo início está agendado para o dia 15 de Janeiro de 2023, sob o tema ‘Luanda como um lugar de criatividade e empoderamento feminino’.
Estão habilitadas a concorrer no referido projecto todas as mulheres artistas emergentes que trabalham com arte contemporânea africana (artes visuais), maiores de 18 anos, desde que sejam nacionais de um dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) ou Timor-Leste.
O evento, promovido pela Movart Gallery, vai seleccionar até três candidatas e permitir que estas “explorem as linguagens e a identidade feminina por meio da pesquisa e produção, apresentando como eixo de reflexão a história de vida de Nzinga Mbande, heroína africana e rainha do Ndongo e da Matamba”.
As candidatas devem submeter, no acto da inscrição, o curriculum vitae (no máximo uma página), portfólio (incluindo dez imagens do seu trabalho, pelo que que cada imagem deve incluir legenda e uma breve descrição), carta de candidatura (até 300 palavras) e um documento de identificação (frente e verso); com a particularidade de que todos os documentos devem ser enviados em língua inglesa e portuguesa.
O projecto ‘Nzinga Artistic Residency’, cuja mostra deverá ficar patente até 26 de Fevereiro de 2023, pretende ser uma plataforma que promova o empoderamento da mulher nos países africanos, fomente e incentive a produção cultural feita por mulheres, contribuindo para a criação de novas sinergias e cooperação entre os PALOP.
Para isso, o evento conta igualmente ajudar no fortalecimento das relações culturais entre os países de expressão portuguesa e proporcionar à vencedora a oportunidade de expor o trabalho criado durante a residência na Movart Gallery, em Lisboa.