Isto É Notícia

João Lourenço confirma José de Lima Massano no BNA por mais seis anos

Partilhar conteúdo

O Presidente João Lourenço reconduziu, nesta sexta-feira, 2, José de Lima Massano no cargo de governador do Banco Nacional de Angola (BNA), por um período de seis anos, após parecer favorável da Assembleia Nacional.

“Tendo em conta que foram cumpridas todas as formalidades exigidas pela Lei do Banco Nacional de Angola, com parecer favorável à nomeação do candidato indicado para o cargo supracitado; é nomeado José de Lima Massano para o cargo de governador do Banco Nacional de Angola (BNA)”, lê-se numa nota da Casa Civil do Presidente da República.

Licenciado em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Salford, Reino Unido, em 1995, José de Lima Massano foi nomeado pela primeira vez ao cargo de governador do BNA em 2010, tendo sido exonerado, a seu pedido, em 2015.

Substituído por José Pedro de Morais, regressou à liderança do banco central em Outubro de 2017, com a exoneração de Valter Filipe da Silva.

O processo de revisão pontual da Constituição da República de Angola, ocorrido em 2021, alterou o quadro legal do Banco Nacional de Angola, tendo consagrado o procedimento de nomeação do governador pelo Presidente da República após audição na Assembleia Nacional.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *