Isto É Notícia

Guiné-Bissau. Partidos pedem nova CNE

Partilhar conteúdo

O presidente do PAIGC, partido na oposição na Guiné-Bissau, afirmou que a actual Comissão Nacional de Eleições (CNE) não reúne condições de promover o processo eleitoral.

“De todos os ângulos que se pode analisar, a actual CNE não tem condições de promover o processo eleitoral. Desde logo, porque está caduca”, disse Domingos Simões Pereira, em conferência de imprensa, na quarta-feira, 30, em Bissau, durante a qual imputou responsabilidades ao chefe de Estado.

Simões Pereira é de opinião que o consenso seja alcançado ao nível da Comissão Permanente do Parlamento, com o envolvimento dos partidos políticos.

Por sua vez, Fernando Dias, presidente em exercício do Partido da Renovação Social, promete que o seu partido vai reunir os seus órgãos “para posicionar sobre a caducidade de Comissão Nacional de Eleições”.

“O que está em causa é a caducidade dos órgãos da CNE e para nós [PRS] um órgão caduco não tem legitimidade para organizar eleições”, concluiu Fernando Dias.

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, reuniu-se, na segunda-feira, com partidos políticos com assento parlamentar, para analisar a situação e a remarcação da data para eleições legislativas.

*Texto Lassana Cassamá

VOZ DA AMÉRICA

Artigos Relacionados