Isto É Notícia

Esteves Hilário é o novo rosto da informação e propaganda e Reis Júnior assume a liderança do Grupo Parlamentar

Partilhar conteúdo

O Bureau Político (BP) do MPLA indicou, nesta sexta-feira, 9, Esteves Carlos Hilário para exercer as funções de secretário do Bureau Político para Informação e Propaganda do partido, rendendo no cargo Rui Falcão, nomeado por João Lourenço em 2021.

O Bureau Político do MPLA mudou também a liderança do seu Grupo Parlamentar tendo escolhido para o cargo o deputado Joaquim António Carlos dos Reis Júnior, em substituição de Virgílio de Fontes Pereira.

Deputado à Assembleia Nacional, Esteves Carlos Hilário pertence à 1.ª Comissão, que trata dos Assuntos Constitucionais e Jurídicos. É jurista e também docente universitário, leccionando as cadeiras de Ciências Políticas e Direito Constitucional na Universidade Católica de Angola.

Ascendeu ao Bureau Político do Comité Central do MPLA na sequência do VIII Congresso do partido, em 2021.

O seu falecido pai, Pedro Hilário António, natural do Bembe, província do Uíge, foi deputado à Assembleia Nacional pela UNITA, na primeira Legislatura em 1992.

Por seu turno, Joaquim António Carlos dos Reis Júnior, que agora assume a liderança do Grupo Parlamentar do MPLA, em substituição de Virgílio de Fontes Pereira, nasceu em 1957, é licenciado em Direito, ocupando os cargos de deputado presidente da 1.ª Comissão e primeiro vice-presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, desde Setembro de 2022, cargo este assumido agora por Virgílio Tyova.

Foi Militar das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) — braço armado do MPLA —, onde atingiu o grau militar de coronel. Foi também técnico superior do Gabinete do Presidente do MPLA e funcionário sénior do Departamento de Defesa e Segurança do partido no poder, na sua sede em Luanda.

Exerceu, igualmente, o cargo de docente universitário assistente na Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, de 2004 a 2010, tendo sido também secretário do Conselho de Ministros do Governo de Angola.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados