Isto é Notícia

Dívida pública estimada em 62,5 mil milhões de dólares norte-americanos

Partilhar conteúdo

A dívida pública do país (interna e externa) para este ano está estimada em 62.5 mil milhões de dólares norte-americanos (USD), anunciou esta terça-feira,25, a ministra das Finanças, Vera Daves.

A governante, que falava no final da reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, explicou que o montante tem a ver com as características financeiras ligadas às obrigações, bilhetes de tesouro, acordos financeiros celebrados com entidades internacionais e a emissão de Eurobonds (títulos externos).

Quanto ao período de adesão de Angola ao Eurobonds, Vera Daves afirmou que ainda estão a ser feitas avaliações. “Estamos a avaliar todas as condicionantes do mercado (taxa de juros e percepção de riscos) para uma posterior decisão do Governo”, explicou.

A reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, que foi orientada pelo Presidente João Lourenço, analisou, entre outras medidas, o plano de endividamento para o ano em curso.

Neste domínio, foi aprovado o Programa de Reestruturação dos Fundos Públicos, enquanto instrumento que concorre para a optimização da gestão e dos recursos públicos alocados aos fundos do Estado.

Também mereceu a aprovação do Conselho de Ministros o Plano Anual de Endividamento 2022, documento que materializa a estratégia de financiamento do Estado, no âmbito do processo de execução do Orçamento Geral do Estado (OGE).

O Plano Anual de Endividamento 2022 tem em linha de conta as fontes de financiamento internas e externas, dentro dos limites considerados sustentáveis.

*Com Angop

Isto É Notícia

Related post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *