Isto é Notícia

Centro Cultural Brasil Angola junta Concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais e ANIMA BR num único festival

Partilhar conteúdo

O Centro Cultural Brasil Angola (CCBA), em cooperação com a Embaixada do Brasil em Angola, promove, desde o dia 30 de Março até 9 de Abril do corrente ano, uma série de actividades no quadro do Concurso Nacional de Criação de Jogos Digitais (CNCJD) e do Festival de Filmes de Animação Brasileiro (ANIMA BR).

O concurso, cuja finalidade é fomentar a criatividade digital, bem como motivar talentos para a divulgação da cultura científica, reúne estudantes das universidades Metodista de Angola (UMA), Agostinho Neto (UAN), Óscar Ribas (UOR), do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO) e a Sociedade Angolana de Computação (SAC), num evento que vai premiar designers de games em quatro categorias, a saber: Ideia de Jogo, Protótipo, Inovação e Mirim “infanto-juvenil/5 aos 15”).

A sessão de premiação teve início no dia 30 de Março, com uma feira de exposição dos trabalhos dos estudantes, isto é, na galeria do espaço cultural brasileiro (CCBA), onde os concorrentes exibem a sua criatividade e as suas ideias até ao dia 2 de Abril.

O evento conta com a presença de um representante do Ministério do Ensino Superior Tecnologia e Inovação, da Embaixada Brasileira em Angola, representantes de instituições do ensino superior, docentes, discentes, patrocinadores e criadores, como é o caso de Raquel Motta, uma criadora de jogos de nacionalidade brasileira.

Raquel Motta, a criadora do estúdio Sue The Real, também vai expor os seus trabalhos junto dos projectos dos estudantes angolanos, com os quais pretende partilhar experiências e apresentar a sua mais nova criação, o jogo “Aya e seu lindo Black Power”.

Ao longo dos dez dias, serão exibidos filmes para diversos públicos em horários diferentes, no âmbito do festival brasileiro (ANIMA BR). O realizador Marcelo Marão abrirá a sessão de projecção das longas-metragens e debaterá com o público acerca do filme ‘Minhocas’, uma das produções mais elaboradas da história do cinema de animação do Brasil, tanto em termos de orçamento como de tempo de produção.

Além destes eventos, o Centro Cultural Brasil em Angola realizará uma feira de gastronomia e de artesanato, roda de samba, show de reggae e uma festa no jardim do edifício. Todas as actividades são de acesso gratuito.

Irinea Lukombo

Related post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *