Isto É Notícia

BNA aplica multas de mais de 600 milhões kz a instituições sob sua supervisão no III trimestre deste ano

Partilhar conteúdo

O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou, no terceiro trimestre de 2023, um total de 34 sanções diversas às instituições sob sua supervisão, num valor global de 631,6 milhões de kwanzas.

Segundo dados do relatório síntese de acção sancionatória do BNA, publicado na quarta-feira, 11, no seu site oficial, das sanções aplicadas, 20 foram a Instituições Financeiras Bancárias (IFB) e 14 a Instituições Financeiras Não Bancárias (IFNB), dos quais dois processos sancionatórios incidiram sobre titulares de funções de gestão relevante.

Do total executado (34), 15 correspondem a processos sumaríssimos, dos quais quatro resultaram em sanções pecuniárias de 100 milhões de kwanzas e 11 foram arquivados por recusa, nos termos dos direitos conferidos às instituições financeiras.

Quanto ao tipo e número de processos sancionatórios aplicados às Instituições Financeiras Bancárias, o documento do BNA aponta que 11 são referentes a infracções comportamentais e 20 a transgressões de normas prudenciais.

Já no que diz respeito às sanções aplicadas às Instituições Financeiras Não Bancárias, cinco dizem respeito à transgressões de normas comportamentais, seis a infracções prudenciais e três a infracções de natureza cambial.

De modo geral, em relação aos processos concluídos, o banco central angolano confirma que se registou um total de 15 sanções pecuniárias no montante global de 631,6 milhões de kwanzas e uma admoestação.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados