Isto É Notícia

Angola e Banco Mundial assinam acordo de parceria para um projecto de desenvolvimento do seguro agrícola no país

Partilhar conteúdo

O governo angolano e a International Finance Corporation (IFC), instituição afecta ao Banco Mundial (BM), assinaram, nesta quinta-feira, 20, um acordo de parceria para um projecto de desenvolvimento do seguro agrícola no país, instrumento cujo beneficiário directo é a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG).

Segundo um comunicado divulgado por aquele departamento governamental, a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, e o vice-presidente do IFC para África, Sérgio Pimenta, foram os signatários deste acordo, numa cerimónia que decorreu na sede do Ministério das Finanças (Minfin), em Luanda.

O acordo ora rubricado tem como beneficiário directo a ARSEG, porém, por via desta, todo o mercado será mobilizado para a criação de condições legais, institucionais, técnicas e operacionais para a operacionalização do seguro agrícola no país.

A ministra das Finanças, citada na nota, reconheceu, durante a assinatura do documento, que a iniciativa do IFC — o braço do Banco Mundial para o sector privado — não resolverá todos os problemas relativos aos seguros dos operadores do agronegócio. Contudo, prosseguiu Vera Daves de Sousa, “servirá para uma melhoria substancial e será um importante ponto de partida para a mudança de paradigma, relativamente a este seguro tão sensível para as seguradoras nacionais”.

O acordo permitirá também desenvolver a capacidade do mercado de seguros para aplicar a análise de risco climático, delinear a operacionalização da cobertura adicional de riscos para as seguradoras e capacitar as seguradoras e os parceiros para a promoção do seguro agrícola.

A governante considerou ser “urgente” dotar o sector agrícola do país, que desempenha um papel fundamental no processo de crescimento sustentável de qualquer economia, dos “instrumentos necessários à sua estabilidade”.

“Assim, considerando a necessidade de promover o seguro agrícola, enquanto ferramenta que diminui a exposição dos produtores agrícolas aos riscos exógenos, com destaque para os riscos climáticos, percebe-se a importância da celebração deste acordo de cooperação com a IFC”, assinalou.

Vera Daves de Sousa realçou ainda que a implementação do acordo “poderá ter um impacto enorme na diversificação da economia angolana e no apoio à redução da pressão cambial”.

Por seu turno, o vice-presidente do IFC para África, Sérgio Pimenta, garantiu que, no âmbito desta parceria, o organismo vai trabalhar com a ARSEG para ajudar as seguradoras a desenvolver um mercado segurador e produtos que possam ir ao encontro das necessidades dos agricultores angolanos.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados