Isto É Notícia

Académica do Lobito ‘atira a toalha ao tapete’ e anuncia desistência da alta competição por incapacidade financeira

Partilhar conteúdo

A direcção da Académica do Lobito decidiu colocar fim à participação do clube na Super Taça, Taça das Confederações, Girabola e Taça de Angola, pelas mesmas razões anunciadas no início do ano: “falta de condições financeiras”.

O anúncio da desistência foi formalizado através de uma nota de imprensa tornada pública nesta quinta-feira, 13, na qual a nação ‘ouro preto’ explica que tem enfrentado, nos últimos anos, inúmeras dificuldades de ordem financeira, devido aos vários cortes feitos anualmente pelo patrocinador no seu orçamento, à injecção anual tardia, assim como devido à ausência total do mesmo há quase dois anos.

De acordo com a nota do conjunto ‘lobitanga’, em consequência do não apoio nítido de quem esperava, a direcção recorreu ao Grupo Luís Ship Chandler — empresa local e 100% nacional que tem servido de ‘bombeiro’ em momentos de apertos financeiros do clube —, com a garantia deste ver os seus valores, a curto prazo, devolvidos, porém, o que até então não se tem concretizado.

Entretanto, em face da situação económica e financeira actual que o país está a viver, refere a nota do clube, o grupo Luís Ship Chandler decidiu, a partir da presente data — em referência à época de 2023/2024 — não mais continuar a servir de “bombeiro”, devido ao risco de não ver ressarcidos os seus valores.

Notificada da decisão, a direcção da Académica Petróleos do Clube do Lobito declarou não ser possível prosseguir, “vendo-se forçada, em última instância, a anunciar a desistência do futebol de alta competição, nomeadamente: Super Taça, Taças das Confederações, comummente tratada Taça Mandela, Girabola e a Taça de Angola”.

A directoria do clube do Lobito lamentou o facto e agradeceu o apoio da nação “ouro preto”, os parceiros e a comunidade desportiva em geral, com a promessa de continuar focada em seguir em frente e superar quaisquer obstáculos que surjam dentro das suas limitações, tendo sempre a integridade como lema.

Vale reforçar que, no princípio do ano, a Sonangol anunciou que voltaria a patrocinar clubes de futebol após cinco anos de interregno, tendo a Académica do Lobito como uma das beneficiárias, o que deixa no ar a ideia de que nada até aqui foi adiantado.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados