União Europeia promove evento cultural contra a violência de género

A Delegação da União Europeia em Luanda promove, nesta quinta-feira, 25, pelas 18h30, um evento cultural alusivo ao lançamento da campanha “Orange The World: Digamos Não à violência de Género”, que tem como objectivo a prevenção e a eliminação da violência contra as mulheres à volta do mundo.

O evento, que terá lugar no Palácio de Ferro, será apresentado pela modelo Lumenni Bombo e contará com as actuações dos cantores Kool Klever, CFK e Selda, com performances de spoken world, assim como com a participação especial do humorista Costa Viola, dos Tuneza.

Também denominado como os “16 dias de activismo contra a violência de género”, a campanha internacional acontece uma vez por ano, do dia 25 de Novembro (Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres) até ao dia 10 de Dezembro (Dia dos Direitos Humanos).

O projecto foi criado por activistas do primeiro Instituto de Liderança Global da Mulher, em 1991, e este ano marca o seu 30.º aniversário. Mais de seis mil organizações de aproximadamente 187 países têm participado na campanha desde o ano de estreia, com aproximadamente 300 millhões de pessoas.

A campanha é usada como uma estratégia de organização por indivíduos, instituições e organizações à volta do mundo para a discussão sobre a prevenção e eliminação da violência contra a mulher.

Tal como nos anos anteriores, a cor laranja será usada para representar “um futuro brilhante, livre da violência contra as mulheres, como um tema unificador que atravessa todas as actividades globais da campanha”, de acordo com um esclarecimento da organização do evento.

Lurdes Tomé

Lurdes Tomé

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *