Isto É Notícia

Sudão. Acordado cessar-fogo de 72 horas, dizem os EUA

Partilhar conteúdo

As Forças Armadas Sudanesas (SAF, na sigla em inglês) e as Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) concordaram num cessar-fogo de 72 horas a partir da meia-noite desta segunda-feira, 24 de Abril.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, num comunicado em que fala numa “negociação intensa nas últimas 48 horas”.

“Durante este período, os Estados Unidos exortam a SAF e a RSF a manter imediata e totalmente o cessar-fogo”, apelam os norte-americanos, garantindo que “para apoiar um fim duradouro dos combates”, os EUA vão coordenar com parceiros regionais e internacionais e partes interessadas civis sudanesas “para ajudar na criação de um comité para supervisionar a negociação, conclusão e implementação de uma cessação permanente das hostilidades e ajuda humanitária”.

“Continuaremos a trabalhar com as partes sudanesas e os nossos parceiros em direção ao objetivo comum de um regresso ao governo civil no Sudão”, concluem os EUA na nota.

Desde 15 de abril que se registam violentos combates no Sudão, num conflito que opõe o exército, liderado pelo general Abdel Fattah al-Burhan, líder de facto do país desde o golpe de Estado de 2021, e um ex-adjunto que se tornou um rival, o general Mohamed Hamdan Dagalo, que comanda o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido.

O balanço provisório dos confrontos indica que há mais de 420 mortos e 3.700 feridos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

NOTÍCIAS AO MINUTO

Artigos Relacionados