Standard Bank optimista com a queda da “inflação elevada” em 2022

O economista-chefe do Standard Bank para Angola e Moçambique, Fáusio Mussá, prevê que a tendência de crescimento da “inflação elevada” a que se assiste há pelo menos cinco anos, na economia nacional, venha, no próximo ano, a iniciar um curso de declínio.

“A inflação elevada deve começar a ceder em 2022, o que irá consolidar e melhorar as perspectivas de curto prazo”, prognosticou o responsável, que falava durante um briefing económico, organizado por aquela instituição financeira.

O especialista analisou como facto preocupante na economia nacional as vulnerabilidades da dependência do petróleo e a incerteza quanto às perspectivas de investimento, já que, “nos últimos três anos, Angola fez progressos substanciais em direcção à estabilização macroeconómica”.

Este caminho iniciado, segundo o economista-chefe do Standard Bank, permitiu o crescimento positivo do Produto Interno Bruto (PIB) real durante o segundo trimestre de 2021, em 1,2% ao ano, após uma recessão de cinco anos.

Em relação às classificações soberanas e à estabilidade da moeda nacional, Mussá sugere que “o progresso nas reformas estruturais, combinado com as medidas de alívio da dívida e a recuperação do preço do petróleo deste ano, ajudaram a estabilizar o kwanza”, além de, também, melhorar o desempenho fiscal.

“Isso é o que gerou uma melhoria das classificações soberanas e o fortalecimento do kwanza”, argumentou.

Com uma rede comercial composta por 19 agências, três centros de empresa, três Postos de Atendimento e duas suites private, o Standard Bank encontra-se posicionado no território angolano, nas províncias de Cabinda, Luanda, Kwanza-Sul, Benguela, Huíla, Huambo e Namibe. O banco conta com um total de 26 canais físicos espalhados por essas províncias.

O Briefing Económico é uma iniciativa de partilha de conhecimentos especializados ligados à economia angolana e ao continente africano em geral, produzida pela equipa de research do Standard Bank.

Jaime Tabo

Jaime Tabo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.