Isto É Notícia

Sonangol garante manter participações na Galp e no Millennium bcp por razões “estratégicas”

Partilhar conteúdo

A Sonangol vai manter as participações que detém na Galp Energia e no Banco Millennium bcp, por considerá-las “activos estratégicos”, assegurou, na quarta-feira, 4, em entrevista à Reuters — citada pelo jornal de Negócios —, o presidente do Conselho de Administração da petrolífera estatal angolana, Sebastião Pai Querido Gaspar Martins.

Com uma participação de 19,49%, a Sonangol é o segundo maior accionista do Millennium bcp, depois da chinesa Fosun, que controla 29,95% do capital do maior banco cotado em Portugal.

A empresa angolana detém também, mas de forma indirecta, uma participação de 45% na holding Amorim Energia, a maior accionista da petrolífera Galp, com cerca de 33%.

“A Sonangol tem, nos investimentos na Galp e no Millennium bcp, interesses estratégicos e financeiros, e por esta razão mantém a sua participação nas duas empresas, continuando a acompanhar o seu desempenho, no sentido de assegurar a sua valorização e ganhos com dividendos”, afirmou o Sebastião Martins, garantindo:

“A Sonangol vai manter os seus investimentos nas duas empresas, enquanto se mostrarem estratégicos e financeiramente viáveis”.

Fusão do Millennium bpc

Entretanto, questionado sobre uma possível fusão do Millennium bpc com um outro banco, tendo em conta o cenário de fusões que se verifica na banca portuguesa, Sebastião Martins explicou que “isso apenas deverá ocorrer com uma instituição que promova o aumento do valor do banco e melhore as suas cotações na bolsa”.

“Na medida em que qualquer movimento de fusão reforce a nossa posição, no que diz respeito ao aumento de vantagens competitivas e diversificação do risco, vamos continuar a prestar atenção ao comportamento dos mercados e as nossas decisões serão baseadas em avaliações a serem feitas antes de qualquer movimento”, concluiu.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *