Sonangol comprou cerca de 1,2 milhão de toneladas de derivados do petróleo no I trimestre para abastecer o mercado interno
A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) adquiriu, no primeiro trimestre deste ano, para o abastecimento do mercado interno, cerca de 1.293.505 milhão de toneladas métricas (TM) de derivados do petróleo, sendo que os volumes importados representaram 64% do global dos produtos refinados adquiridos, com a Refinaria de Luanda e a Topping Plant de Cabinda a contribuírem com 35% e 1%, respectivamente.
Os principais produtos adquiridos para o abastecimento do mercado interno foram: o asfalto, fuel ordoil, gasolina, gasóleo, jet A1, e querosene.
Segundo a PetroAngola, empresa nacional especializada em mercado de petróleo, no primeiro trimestre de 2023, a Refinaria de Luanda registou uma produção de 654.171 toneladas métricas (TM) de produtos refinados, representando um aumento de 15,36% em comparação com o último trimestre de 2022, quando este atingira 567.088 TM.
No segmento de vendas directas ao consumidor final, o posto de abastecimento que mais comercializou produtos derivados (gasolina, gasóleo e querosene) foi a Sonangol, com uma participação de venda de 57,3%, seguida pela Pumangol, com 24,5%.
As empresas Total Energies e Sonangalp representaram 11% e 7,2% das vendas, respectivamente.
Durante o período em referência, com um peso de 63%, o gasóleo foi o combustível mais comercializado a nível nacional, seguido pela gasolina e o querosene, com 36% e 1%, respectivamente.
Ao até ao final do trimestre, de acordo com os dados analisados, foram registados 520 postos de abastecimento em estado operacional pertencentes aos principais players do segmento de downstream ‒ refino de petróleo bruto e o processamento e purificação de gás natural bruto ‒, além dos 384 postos de bandeira branca (Agentes Privados).
A indústria de petróleo e gás é dividida em três grandes sectores: upstream, midstream e downstream. O sector de downstream está relacionado com o refino de petróleo bruto e o processamento e purificação de gás natural bruto, assim como também com a comercialização e distribuição de produtos derivados dos mesmos.
O sector do downstrem chega aos consumidores por meio de produtos como a gasolina, o gasóleo, querosene, óleo diesel, lubrificantes, ceras, asfalto, gás natural e gás liquefeito de petróleo (GLP), bem como nafta e centenas de produtos petroquímicos.