SIC detém turista vietnamita por tráfico ilegal de chifres de rinoceronte
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou, esta segunda-feira, 21, uma cidadã de nacionalidade vietnamita, detida, na última sexta-feira, 18, no Aeroporto Internacional de Luanda, por tráfico ilegal de chifres de rinoceronte.
Segundo uma nota de imprensa daquela instituição, a detenção ocorreu no momento de embarque de passageiros do voo da companhia aérea da Emirates Airlines, que seguia para o Dubai.
A cidadã, de 35 anos de idade, encontrava-se na condição de turista desde o dia 8 de Novembro, quando cruzou fronteira angolana, e pretendia sair no dia 18 do mesmo mês com duas malas devidamente preparadas com material metálico e películas de alumínio para forragem das caixas, que se encontravam escondidas no interior das malas com 13 peças de chifres de rinoceronte.
A nota refere ainda que a cidadã teria como rota Angola-Dubai-Coreia-Vietname para uma presumível comercialização do produto.
O SIC avançou que a detenção aconteceu no quadro do plano operativo de prevenção e combate ambiental, em cooperação com forças do sistema de segurança do Aeroporto Internacional de Luanda, como a Polícia Nacional, AGT e o SINSE.