SIC detém ‘Man Gena’ sob acusação de ter cometido os crimes de difamação, ultraje ao Estado, seus símbolos e outros órgãos de soberania
O cidadão angolano Gelson Emanuel Quintas, mais conhecido por ‘Man Gena’, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), sob acusação de ter cometido vários crimes, como calúnia e difamação, ultraje ao Estado, seus símbolos e outros órgãos de soberania.
Man Gena, que até à semana passada se encontrava a viver em Moçambique, onde se refugiou por alegada perseguição, foi detido na sequência da sua expulsão administrativa pelas autoridades moçambicanas, por entrada e permanência ilegal naquele país.
Man Gena desembarcou no país no último domingo, via aérea, em companhia da esposa e dos dois filhos, que estão sob custódia das autoridades angolanas.
De acordo com uma fonte do SIC, em declarações ao Jornal de Angola, Man Gena está ainda indiciado dos crimes de roubo qualificado e abuso de confiança, devendo ser ouvido nos próximos dias pelo Ministério Público e por um juiz de garantias.
Segundo a fonte do SIC, a esposa de Man Gena deve ser entregue à família nas próximas horas.
Enquanto esteve em Moçambique, Man Gena era muito interventivo nas redes sociais, expondo, de forma aberta, algumas entidades, a quem acusava de envolvimento no crime organizado, nomeadamente no tráfico de drogas.