Isto É Notícia

Senegal. Autoridades do Senegal “sentem-se ameaçadas” por opositor Sonko

Partilhar conteúdo

Um dos representantes legais de Ousmane Sonko, principal opositor do regime senegalês, argumentou que as autoridades do país “sentem-se muito ameaçadas” pelo caso judicial que está nas mãos do Tribunal Penal Internacional.

Sonko, recorde-se, está actualmente detido no Senegal, onde o seu partido, o Pastef, foi dissolvido pelas autoridades. Por isso, é ainda incerto se a sua vontade de concorrer às eleições presidenciais de 2024 poderá, ou não, concretizar-se.

“O Senegal tem caminhado para um governo autoritário nos últimos [alguns] anos do [Presidente] Macky Sall e isso trouxe uma repressão muito séria contra líderes políticos e manifestantes — especialmente aqueles que apoiam Ousmane Sonko”, disse Juan Branco (filho do produtor de cinema português Paulo Branco), citado pela BBC.

Branco garante ter provas de crimes contra a humanidade levados a cabo por altos membros do regime senegalês, bem como de prisões políticas e detenções arbitrárias.

O próprio Juan Branco foi acusado pela justiça senegalesa de conspiração para espalhar notícias falsas, sendo alvo de um mandado de detenção. Vive, actualmente, em França, onde nasceu.

NOTÍCIAS AO MINUTO

Artigos Relacionados