Isto É Notícia

PR nomeia Manuel Tiago Dias novo governador do Banco Nacional de Angola

Partilhar conteúdo

Depois de ter recebido ‘nota positiva’ da audição na Assembleia Nacional, Manuel António Tiago Dias foi esta sexta-feira, 16, nomeado novo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), em substituição de José de Lima Massano, que esteve à frente da instituição de Dezembro de 2022 a Junho do corrente.

Nos termos da Constituição da República de Angola, o governador do BNA é nomeado pelo Presidente da República, após audição na Assembleia Nacional.

No seu artigo 100.º, a Constituição estipula que a audição do candidato é desencadeada por solicitação do Presidente da República e termina com a votação do ‘relatório parecer’, nos termos da lei, cabendo ao Presidente da República a decisão final em relação à nomeação do candidato proposto.

Nesta sexta-feira, os deputados à Assembleia Nacional afectos às Comissões de Economia e Finanças e de Assuntos Constitucionais e Jurídicos debruçaram-se sobre a ‘Proposta de Indicação do Candidato para o Cargo de  Governador do Banco Nacional de Angola, para nos termos das disposições combinadas da Constituição da República de Angola, do Regimento da Assembleia Nacional, da Lei do Banco Nacional de Angola e da Lei das Entidades Administrativas Independentes,  procederem a audição prévia do candidato.

“A sua idoneidade, competência técnica, conhecimento e capacidade de gestão foram aferidas pelos parlamentares que, em cerca de uma hora, dirigiram questões ao candidato relativas ao seu percurso profissional, desenvolvimento de política monetária e mercado cambial, expectativas sobre o comportamento dos indicadores macro-económicos (níveis de inflação), credito à economia e serviços bancários”, lê-se numa nota publicada no site da Assembleia Nacional, logo a seguir à referida audição.

Embora reconheça que o candidato preencha os requisitos exigidos, a UNITA absteve-se da votação, por não concordar com a política de câmbio flutuante, na visão da deputada Mihaela Webba, que falava à imprensa no final do encontro. O MPLA votou a favor.

Perfil  

Manuel Tiago Dias, que foi, até esta sexta-feira, governador interino do BNA, foi indicado pelo Presidente João Lourenço, para assumir os destinos do banco central, em substituição de José de Lima Massano, que, a seu pedido, deixou, recentemente, o mandato.

O novo governador do BNA é mestre em Ciências Económicas pela Universidade de Bordeaux, em França.

Ingressou no BNA em 1997, onde ocupou várias funções até à nomeação, em 2016, para vice-governador.

Exerceu, também, funções de director do Departamento de Estatística, sub-director do Departamento de Estudos e Estatística e de chefe da Divisão de Estudos e Estatística.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados