Isto É Notícia

PR JLo gostava de ver a China a financiar construção de uma base militar e o tão desejado Metro de Superfície de Luanda

Partilhar conteúdo

O Presidente João Lourenço, que se encontra na República Popular da China, para uma visita de três dias, a convite do Presidente Xi Jinping, solicitou, durante uma audiência com primeiro-ministro chinês, Li Qiang, financiamentos para a construção de uma base aérea militar para a Força Aérea Nacional (FAN), pela empresa chinesa AVIC, construtora do Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto.

Para João Lourenço, citado numa publicação do Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA), este seria o primeiro projecto de uma grande infra-estrutura militar que deixará o nome da China ligado à defesa e segurança de Angola.

Por outro lado, o chefe de Estado angolano apontou os graves problemas de mobilidade urbana que se vive em Luanda, para formular um outro pedido de financiamento para a construção do metro de superfície por uma empresa chinesa.

“Luanda está com uma população estimada em 12 milhões de habitantes e, como era de esperar, com graves problemas de mobilidade urbana. Gostaríamos igualmente de ver a possibilidade de ver financiado o projecto de construção do metro de superfície por uma empresa chinesa, para ligar Cacuaco ao Benfica, passando pela Baixa de Luanda”, precisou.

O chefe do governo angolano disse também que, no campo petrolífero, o seu executivo espera conseguir financiamento para Sonangol ou para uma empresa privada chinesa que queira entrar como accionista na refinaria do Lobito.

“Gostaríamos igualmente de ver a possibilidade de se conseguir financiamento para a nossa empresa pública Sonangol ou para uma empresa privada chinesa que queira entrar como accionista na refinaria de petróleo do Lobito e indústria petroquímica a ela associada”, afirmou.

João Lourenço tranquilizou os credores asiáticos referindo que qualquer um dos projectos citados será concebido para que se auto-sustente, não constituindo, por isso, qualquer constrangimento para o reembolso ou para o serviço da dívida do país.

*Fotomontagem Angola 24Horas

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados