Isto É Notícia

PN no Kuando Kubango diz não ter recebido qualquer solicitação de escolta da UNITA e apela à colaboração dos partidos políticos

Partilhar conteúdo

O Comando Provincial da Polícia Nacional no Kuando Kubango desmentiu, nesta sexta-feira, 12, as declarações dos deputados do Grupo Parlamentar da UNITA (GPU) de que os órgãos de defesa e segurança teriam recebido um comunicado das actividades que seriam devolvidas no município do Cuito Cuanavale.

Em comunicado, a PN afirma não ter recebeu qualquer solicitação de escolta, para o asseguramento à caravana, que foi alvo de uma emboscada protagonizada por alegados militantes do MPLA, na comuna do Longa.

A PN, que afirma estar “a trabalhar arduamente no sentido de identificar os seus autores, a fim de serem responsabilizados criminalmente”, disse ter tomado conhecimento, por volta das 10h00, de “um suposto ataque com arremesso de pedras e paus contra a caravana do Grupo Parlamentar da UNITA, no troço Longa, Cuito Cuanavale”.

As autoridades desmentiram igualmente a morte de um responsável da UNITA naquela localidade, referindo que o mesmo cidadão tido como morto, chegou a ser socorrido pelas forças de defesa e segurança, estando neste momento a receber tratamento no Hospital Geral de Menongue, na capital da província.

De acordo com o comunicado, “tão-logo tomou conhecimento, o Comando Provincial do Cuando Cubango fez deslocar um dispositivo policial e constatou que se tratou de um acto protagonizado por cidadãos da referida localidade, que arremessaram objectos contundentes à referida caravana”.

Por fim, apela aos partidos políticos, a fim de colaborarem com as autoridades, sempre que realizarem actos de massa, para que os órgãos afectos à Polida Nacional procedam ao devido asseguramento, assim como “reafirma o firme compromisso da protecção dos cidadãos e dos seus bens, com vista à manutenção da ordem e tranquilidade públicas”.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados