PGR garante prontidão de dois processos contra Isabel dos Santos: o primeiro entra em tribunal em poucos dias e o outro dentro de 90
O procurador-geral da República, Hélder Pitta Groz, anunciou, nesta quarta-feira, 10, que o processo relativo à gestão da empresária Isabel dos Santos na petrolífera estatal Sonangol está prestes a ser concluído e que deve dar entrada em breve no tribunal.
Além do referido processo, Hélder Pitta Groz anunciou um outro, sem avançar grandes detalhes, envolvendo a filha do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, que deve ser remetido a tribunal até ao fim do primeiro trimestre deste ano.
“Temos um processo que está já na sua fase final. Dentro de dias será remetido a tribunal. É o processo que diz respeito à gestão da Sonangol”, disse o procurador-geral da República, à margem da cerimónia de tomada de posse de novos magistrados, em Luanda.
Em causa está o processo relativo à denúncia sobre uma alegada transferência de mais de 38 milhões de dólares para empresas controladas por Isabel dos Santos, depois de esta ter sido exonerada do cargo de presidente do Conselho de Administração da Sonangol.
Segundo Hélder Pitta Groz, a Procuradoria-Geral da República está a conseguir “dar boa resposta aos processos que já vinham de anos anteriores”.
“Como sabe, a investigação criminal nem sempre é fácil e, quando dependemos de terceiros para obter alguns meios de prova, os atrasos acabam por ser maiores do que aquilo que nós desejaríamos”, sublinhou.
Isabel dos Santos foi nomeada presidente do Conselho de Administração da Sonangol em Junho de 2006 e exonerada em Novembro de 2017, isto é, dois meses depois de João Lourenço ter tomado posse como Presidente da República de Angola.
*Com a Lusa