Obra de Ondjaki ‘Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito’ adaptada em telefilme chega à televisão portuguesa
A obra ‘Os Vivos, O Morto e o Peixe Frito’, da autoria do escritor angolano Ondjaki, adaptado em telefilme, chega à televisão portuguesa na próxima quarta-feira, 7, pelas mãos da actriz portuguesa Daniela Ruah, com um elenco de actores oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
O telefilme, extraído do livro de Ondjaki, marca a estreia de Daniela Ruah como realizadora, uma actriz com forte presença no mundo cinematográfico português e americano, que conquistou o público com o seu talento para a representação, destacando-se pelos papéis nas séries recordistas de audiências ‘NCIS: Los Angeles’ e ‘Hawaii Five-O’ e no filme de George Lucas, ‘Red Tails’.
O argumento escrito por José Pinto Carneiro, conta com a participação de dez actores portugueses e afro-descendentes, como Igor Regalla, Soraia Tavares, Matamba Joaquim, Daniel Martinho, Mina Andala, Mauro Hermínio, Cheila Lima e Nora Carvalho, que trazem a história de 13 personagens de origem lusófona que vivem no mesmo prédio em Portugal.
Na obra dramática, Ondjaki retrata temas quotidianos e de como a vida entrelaça pessoas, numa mistura de conflitos, variedades culturais e as especificidades linguísticas.
“No dia em que Portugal e Angola se defrontam no Mundial 2006, moçambicanos, angolanos, guineenses, são-tomenses, cabo-verdianos e portugueses juntam-se num festim de cerveja, peixe frito e expectativa. Os mais nervosos são JJ e Mina, que aproveitam o jogo para anunciar à família dela que, apesar de não serem sequer noivos, vão ser pais. Tudo pode correr mal e, por isso, JJ leva consigo um padrinho com a barriga cheia de diamantes”, lê-se na sinopse da trama.
A produção insere-se no projecto da RTP ‘Contado Por Mulheres’, que pretende levar dez adaptações literárias realizadas apenas por mulheres e que deverão ser emitidas na RTP1 ainda este ano.
*Com agências