Isto É Notícia

financial graph on technology abstract background represent financial crisis,financial meltdown

Negociações na BODIVA triplicaram no terceiro trimestre de 2022

Partilhar conteúdo

O montante de negociações transacionado na bolsa angolana, no terceiro trimestre de 2022, cifrou-se em 600 mil milhões de kwanzas, o que corresponde a um crescimento de quase três vezes mais (197%), face ao período homólogo, em que foram negociados 202 mil milhões kz.

De acordo com o relatório trimestral da Bolsa de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA), da quantia transaccionada no período em referência, as Obrigações do Tesouro Não Reajustáveis (OT-NR) representaram 75% do total (415 mil milhões kz), enquanto as Obrigações Indexadas (OT-TX) equivalem 25% (138 mil milhões kz).

Durante este período foram abertas 4961 contas de registo individualizado, o que representa um crescimento de 205% em relação a 2021, sendo que só no mês de Setembro de 2022 foram abertas cerca de 2.474 contas.

Com este registo, o sistema de custódia contém actualmente um total de 42 246 contas activas, entre contas de carteira própria dos membros, contas de emitente, contas de regularização e contas de registo individualizado.

Dados do Dashboard (painel, em português) dos mercados BODIVA demonstram que os negócios realizados por ano de vencimento (em comparação com o período homólogo) confirmam a tendência para a concentração do montante negociado em títulos com maturidade mais curta, especialmente para 2022, 2023 e 2024, revelando falta de confiança no mercado por parte dos investidores, tal como avançou o jornal Mercado.

Em relação ao desempenho dos membros nas negociações, dos mais de 23 membros BODIVA, 22 contribuíram para o montante negociado, com particularidade para o membro associado Banco Nacional de Angola (BNA), assim como os membros de liquidação e negociação: os bancos BFA e BAI, cuja quota do mercado representa 67%.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *