Mundial do Qatar. Marrocos vence Canadá e está nos oitavos-de-final
A selecção de Marrocos está nos oitavos-de-final do Mundial, acabando a fase de grupos com sete pontos após bater o Canadá. O conjunto africano dominou na primeira parte e, só precisando de um empate para o apuramento, ficou mais confortável com um golo praticamente oferecido aos 4′.
Ziyech — a maior figura do conjunto, e que foi reabilitado pelo novo treinador Regragui após a saída de Salihamidzic, que estava em rota de colisão com o atleta do Chelsea — atirou de longe para uma baliza deserta após uma má recepção do guarda-redes Borjan.
Steven Vitória, do Chaves, foi titular e esteve desatento na marcação a En-Nesyri, que arrancou pela direita e fuzilou para o 2-0 aos 23′, assistido por um passe magistral de 50 metros de Hakimi. Marrocos não tinha encaixado golos de Croácia ou Bélgica e sofreu do Canadá… pelo próprio pé.
O desvio de Aguerd enganou o guarda-redes Bounou após cruzamento do lateral Adekugbe, um dos mais inspirados dos canadianos. En-Nesyri marcaria outra vez antes do intervalo, mas o lance foi anulado por fora de jogo de um companheiro de equipa.
Sem Eustáquio, do FC Porto, a contas com um problema muscular, o Canadá subiu no terreno e assustou mais do que no primeiro tempo, onde só enquadrara um remate. Hutchinson, o mais internacional de sempre, despediu-se dos Mundiais com um cabeceamento à barra aos 71″, que não trespassou depois totalmente a linha de baliza.
Davies entrou pela área e Bounou ainda largou o esférico, assustando a defesa, mas resolveu o problema. O guardião que nasceu no Canadá frustrou as poucas tentativas do país natal e garantiu a vitória e o primeiro lugar no Grupo F… tal como em 1986. A selecção marroquina soube defender e fez festa rija no final.
Este apuramento é histórico, pois, só em 1986, ganhando a Portugal no último jogo da fase de grupos, tinha chegado aos ‘oitavos’ da prova. É a segunda equipa africana no grupo das 16 melhores da competição. O Senegal já tinha garantido a presença.
*Texto Jornal O Jogo