Mundial do Qatar. Aliou Cissé lamenta erros defensivos do Senegal e admite superioridade inglesa
Aliou Cissé, selecionador do Senegal, em conferência de Imprensa após a derrota (0-3) com Inglaterra, este domingo, mostrou-se conformado com o resultado, apesar de ter lamentado erros defensivos da sua equipa.
“Defrontámos uma seleção inglesa muito forte e isso ficou à vista nos duelos individuais, na força física. Não estivemos tão bem quanto era necessário. A nossa força sempre foi a capacidade defensiva, raramente sofremos golos, muito menos três num jogo. Isto foi uma surpresa para mim porque a defesa é, geralmente, onde podemos fazer a diferença. Depois do primeiro golo, sentimos dificuldades em lidar com a desvantagem e consentimos o segundo ainda antes do intervalo. Depois, o terceiro, foi fundamental”, analisou Aliou Cissé.
Segundo o selecionador do Senegal, as diferenças ficaram bem à vista entre os detentores do CAN e os vice-campeões da Europa: «Trabalhámos durante anos para sermos campeões africanos, mas hoje enfrentámos uma das cinco melhores seleções do mundo e acho que as diferenças estiveram à vista. Precisamos de aprender com estas lições. Somos uma equipa em evolução, temos trabalhado muito para chegar a este nível.»
Aliou Cissé deixou ainda uma certeza sobre o futuro do futebol africano: “Tem vindo a melhorar, mas não se ganha um Mundial da noite para o dia. As estruturas africanas têm melhorado, as federações têm formado treinadores, mas ainda precisamos de mais diretores técnicos e uma melhor arbitragem. Os nossos países estão a trabalhar nessas melhorias que não acontecem de um dia para outro. Houve erros no passado, mas África tem, atualmente, as políticas certas em vigor. Não podemos parar agora se quisermos vencer este torneio um dia.”
*Texto jornal A Bola