Isto É Notícia

Morreu Justino Handanga, o cantor que conquistou corações e escreveu o seu nome na história do país

Partilhar conteúdo

Morreu, na madrugada desta segunda-feira, 18, em Luanda, aos 56 anos de idade, o músico Justino Handanga, vítima de doença, avançaram fontes clínicas ligadas ao Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento.

Nome que dispensa apresentações no panorama musical nacional, Justino Handanga deixa um vasto repertório e vários sucessos, bem como dois discos lançados: ‘Ondjonguele Ya Telisiwã (Alvo Atingido)’, lançado em 2004, e ‘Homenagem ao empresário Valentim Amões’, lançado em 2011.

Nascido a 1 de Janeiro de 1969, na aldeia de Ndoluka, comuna da Luvemba, município do Bailundo, na província do Huambo, Handanga participou, em 2005, da 15.ª edição do ‘Top dos Mais Queridos’, da Rádio Nacional de Angola, ficando em 3.° lugar, com a conhecida música ‘Paulina’, ficando 5.º lugar, em 2006, quando partilhou o palco com o saudoso músico Bangão.

Iniciou a carreira musical na década de 1980, após ter perdido os seus progenitores, participando no concurso ‘Pio-Pio’, realizado aos domingos, pela Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA), no município do Bailundo, onde imitava músicos nacionais e internacionais.

Aos 17 anos, Justino Handanga ingressou nas ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e fez parte de um grupo musical da corporação denominado ‘Pela Paz’.

O autor dos sucessos ‘Ndumbalundo’, ‘Olonamba’, ‘Tenho saudades’, ‘Paulina’, ‘Carlito’ e ‘Abílio’, ingressou nas fileiras da Polícia Nacional de Angola a 10 de Outubro de 1992, após cumprir o serviço militar nas antigas FAPLA.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados