Isto É Notícia

Ministério da Cultura e Turismo classifica cinco novos monumentos e sítios na província da Huíla

Partilhar conteúdo

O Ministério da Cultura e Turismo (Mincultur) classificou, via decretos executivos, assinados pelo titular da pasta, Filipe Zau, quatro locais da província da Huíla como sítios de interesse histórico nacional. Entre os quais destaca-se os conhecidos ‘Cemitérios Bóer’, localizados nos municípios da Humpata e Gambos.

Os denominados ‘Cemitérios Bóer’ — além de espaços sagrados, por se terem tornado locais de recorrentes manifestações ritualísticas — representam signos, histórias e obras de arte, sendo considerados túmulos portadores de valores arquitectónicos, artístico, paisagísticos e turísticos que necessitam de ser devidamente conservados, por possuir potencial histórico.

Por outro lado, ainda na mesma província, foi igualmente classificado como sítio de interesse histórico nacional o antigo Bunker que pertenceu ao Posto de Comando das extintas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), assim como o antigo Memorial da Solidariedade Angola-Cuba, onde funcionava a Bateria de Defesa Anti-aérea.

O Ministério da Cultura e Turismo classificou ainda como património histórico cultural nacional a Igreja da Missão Católica de Santo António de Tyihepepe, no município dos Gambos, e como sítio arqueológico a Gruta da Leba, no município da Humpata, ambos na província da Huíla.

Às entidades da Administração Local do Estado, o ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, delegou competências para a tomada de medidas para a efectiva valorização dos referidos patrimónios e das suas zonas de protecção.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados