Minfin revela sem avançar detalhes “problemas no sistema de tesouraria” como causa dos atrasos salariais e garante estarem já processados 60% dos ordenados
O Ministério das Finanças (Minfin) revelou, sem avançar muitos detalhes, nesta quinta-feira, 1, que houve problemas no sistema interno da sua infra-estrutura de pagamentos, razão pela qual se verificou atrasos no processamento dos salários na função pública.
Em declarações à Televisão Pública de Angola (TPA), o director nacional da Tesouraria do Minfin, Marlon Lima, disse que o problema já está resolvido e que o processamento total dos ordenados ficará concluído até segunda-feira, 5.
“Para o efeito, alguns começam a receber os seus salários já nesta sexta-feira e outros no sábado e no domingo, sendo que todos ficam pagos até segunda-feira”, esclareceu Marlon Lima.
Segundo o Minfin, até ao momento estão pagos 60% dos funcionários da função pública e os outros 40% serão pagos até à próxima semana.
O director do Tesouro Nacional, sem entrar em muitos detalhes, referiu que o problema que o sistema de pagamento sofreu não irá impedir os futuros pagamentos, porque a situação já está resolvida e controlada.
Nas primeiras horas desta sexta-feira, 2, em Luanda, foi visível um número gritante de pessoas perfiladas nos Caixas Automáticos, vulgo ATM, a procederem ao levantamento de dinheiro.
Horas antes do pronunciamento do Minfin, a UNITA, através de uma nota de imprensa, considerou “inaceitável” que tal situação prevaleça sem explicações do executivo.