Isto É Notícia

Mais uma promessa e um adiamento: Assembleia Nacional prevê lançamento dos canais de TV e rádio Parlamento no próximo ano legislativo

Partilhar conteúdo

A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, assegurou, nesta quarta-feira, 29, que o lançamento dos canais de televisão e rádio do Parlamento vai acontecer já no próximo ano legislativo, que começa a 15 de Outubro de 2024 e termina a 15 de Agosto de 2025. Trata-se do terceiro adiamento consecutivo.

Em declarações à imprensa, no final de uma pequena visita a vários compartimentos do futuro serviço audiovisual do Parlamento, bem como às régies principal e auxiliar, Carolina Cerqueira disse que “a grandiosidade da Assembleia Nacional justifica que tenhamos uma TV e uma rádio”.

Para a instalação da TV Parlamento estão encarregadas as empresas TMG, Global Tronic e Criative Touch, esta última incumbida de monitorizar todos os equipamentos técnicos a serem instalados.

Este é o terceiro adiamento que o Parlamento faz quanto ao lançamento dos canais. No ano passado, aquando da realização da 147.ª Assembleia Geral da União Inter-parlamentar (UIP), a presidente da Assembleia Nacional disse que seria em finais do mês Outubro de 2023, o que não veio a acontecer.

Pouco tempo depois, em Outubro, Carolina Cerqueira garantiu a abertura da emissão do canal de Televisão e da Rádio Parlamento durante o segundo ano legislativo da V legislatura da Assembleia Nacional, para o público eleitor e a população em geral acompanharem “com profundidade” os assuntos abordados na Casa das Leis, mas a data da abertura do canal parlamentar voltou agora a ser adiada, desta vez para 2025.

“A Assembleia Nacional tem uma intensa agenda a nível das comissões e dos Grupos Parlamentares e não sentimos que o público eleitor, bem como a população em geral, esteja a acompanhar com profundidade os assuntos que aqui são abordados”, sublinhou Carolina Cerqueira.

“A iniciativa será uma experiência inédita ao nível da nossa região, seremos, talvez, o primeiro país a ter uma televisão e rádio de alta qualidade, sobretudo com alta tecnologia na região”, acrescentou.

Recentemente, o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, disse estarem reunidas as condições técnicas e materiais para o início da emissão dos dois órgãos de comunicação social, que terão como missão primária a difusão das acções da Assembleia Nacional e dos seus órgãos.

Referiu que, além da vertente técnica e material, estão igualmente a trabalhar na vertente legal, para ser submetida à aprovação, definindo a linha editorial que respeite a heterogeneidade da família parlamentar e a especificidade dos conteúdos.

Carolina Cerqueira disse haver contactos com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), com o intuito de colher contribuições técnicas.

Em relação aos recursos humanos, Pedro Agostinho de Neri adiantou que vão recorrer ao mercado interno e à formação, para se dotar os dois órgãos de capacidades humanas com competências para os desafios definidos, tendo como referência as experiências de parlamentos de outros países, onde já estão em funcionamento esses canais de comunicação.

De lembrar que a transmissão das sessões parlamentares foi interrompida em 2013, com grande contestação dos deputados da oposição, tendo sido retomada em 2020, pela Televisão Pública de Angola.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados