Isto É Notícia

Lula da Silva anuncia abertura em Angola da primeira fábrica de medicamentos

Partilhar conteúdo

O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, nesta sexta-feira, 25, em Luanda, a criação da primeira fábrica de medicamentos em Angola, resultado de um consórcio de três empresas brasileiras e da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).

Lula da Silva, que falava aos jornalistas, após ter participado do encontro de relançamento da cooperação bilateral entre os dois Estados — com a assinatura de sete memorandos de entendimento —, contou que, no campo da Saúde, Angola e Brasil retomaram duas frentes de grande impacto e vão fortalecer a política de prevenção e diagnóstico no tratamento da hanseníase (doença infecciosa em Angola.

Segundo o estadista brasileiro, com o início das operações, previstas para 2025, a fábrica de medicamentos vai gerar 280 postos de trabalho e permitirá ao país atender o mercado local e exportar para outros mercados.

Lula da Silva indicou que a ciência e a pesquisa também farão parte da cooperação, sendo que as agências de processamento de dados e tecnologias de informação desenvolverão esforços conjuntos concernentes ao capital intelectual.

O chefe do governo brasileiro disse também que a indústria naval brasileira poderá apoiar na modernização da Marinha de Guerra angolana, tendo acrescentado que os dois Estados abordaram a questão do financiamento de operações de exportação brasileira, fundamental para alavancar a parceria económica entre os dois Estados.

Noutra vertente, Lula da Silva destacou o papel do Presidente João Lourenço na pacificação do conflito que envolve a República Democrática do Congo e o Rwanda.

O Presidente da República Federativa do Brasil, aproveitou a oportunidade para convidar o seu homólogo João Lourenço a participar na Cúpula do G20, a realizar em Dezembro do corrente ano.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados