Isto É Notícia

Joe Biden reconhece que parceria com Angola é hoje “mais importante e impactante do que nunca”

Partilhar conteúdo

O Presidente norte-americano, Joe Biden, fez, nesta quinta-feira, 30, rasgados elogios ao ‘estatuto’ geo-estratégico de Angola, chegando a considerar como o mais importante dos países africanos, no mesmo dia em que reconheceu na sua rede social que, ao fim de 30 anos de relações diplomáticas, a parceria com o país africano é hoje “mais importante e impactante do que nunca”.

O Presidente da República foi recebido, nesta quinta-feira, na Sala Oval, da Casa Branca, num encontro que o chefe de Estado angolano viria, pouco tempo depois, a descrever como tendo superado aquilo que era expectável. “Só quero dizer que correu tudo bem. Correu melhor do que esperávamos”, declarou João Lourenço, logo a seguir ao encontro com o Presidente norte-americano.

Questionado se era isso que esperava, João Lourenço disse que o nível das relações entre Angola e os EUA estava bastante alto, e que havia “uma abertura total por parte da Administração americana” e que Angola e o continente africano ganhariam com isso.

Pouco menos de uma hora após o encontro histórico, foi o próprio Joe Biden, que já havia considerado Angola como “o mais importante dos países de África”, a descrever os 30 anos de relações diplomáticas com Angola.

“Foi com orgulho que recebi o Presidente angolano João Manuel Gonçalves Lourenço na Casa Branca. No 30.º ano das nossas relações diplomáticas, a nossa parceria é mais importante e impactante do que nunca, especialmente com a assinatura hoje do Acordo de Artemis”.

Os Acordos Artemis são um acordo multilateral não vinculativo entre o governo dos Estados Unidos da América e outros governos mundiais participantes do programa Artemis — um esforço liderado pelos EUA para devolver os humanos à Lua até 2025, com o objectivo final de expandir a exploração espacial para Marte e além.

Na Sala oval, Joe Biden já havia se referido ao tema, considerando que “as relações entre Angola e os EUA nunca foram mais importante, nem mais impactante”, pelo que estava “particularmente orgulhoso” do trabalho por meio da Parceria para Infra-estrutura e Investimento Global e igualmente satisfeito com a construção do Corredor económico do Lobito.

A esse respeito, Joe Biden reiterou a mobilização de mais de um mil milhão de dólares norte-americanos que vão ser aplicados na construção do Corredor do Lobito — uma infra-estrutura ferroviária que vai ligar os mercados de Angola, Zâmbia e da República Democrática do Congo.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados