Isto É Notícia

João Lourenço faz apelo “inusitado” à nova directora adjunta do Serviço de Inteligência Externa no dia em que caiu o regime de Ali Bongo no Gabão

Partilhar conteúdo

O Presidente da República, João Lourenço, apelou, nesta quarta-feira, 30, a uma maior atenção do Serviço de Inteligência Externa (SIE), derivado do clima “conturbado que se vive pelo mundo” e sobretudo por conta da deposição do seu homólogo do Gabão, Ali Bongo Odimba.

Durante a tomada de posse da nova directora-geral-adjunta do SIE, Teresa Manuel Bento da Silva, que decorreu hoje, na Cidade Alta, João Lourenço recomendou uma maior atenção, sobretudo em termos de segurança em face da necessidade de se manter os países estáveis.

“Esta madrugada mesmo, acabámos de ser surpreendidos com alguma instabilidade que, em princípio, reina aqui no país irmão, muito próximo de nós. Estou a referir-me à República do Gabão golpe de estado militar”, apontou o Presidente da República, em alusão ao golpe de Estado que derrubou Ali Bongo.

“Por tudo isto, os Serviços de Inteligência Externa têm que estar de olhos bem abertos a tudo o que se passa no mundo, sobretudo em termos de segurança, em termos de estabilidade dos países”, recomendou o chefe de Estado angolano a Teresa Manuel Bento da Silva.

Na madrugada desta quarta-feira, um grupo de militares gaboneses anunciou na estação Gabon 24 — um canal de televisão detido pela Presidência da República — “o fim do actual regime” e a anulação das eleições que, de acordo com os resultados oficiais, foram ganhas pelo Presidente Ali Bongo, no último sábado.

O nome do comandante da Guarda Presidencial, o general Brice Oligui Nguema, é apontado pelos media locais como sucessor do Presidente deposto. Porém, o mesmo já veio dizer que “a decisão sobre o nome do novo líder do país será tomada mais tarde entre os oficiais generais do Gabão que estão sintonizados com o derrube de Ali Bongo”.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados